quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Coleta de lixo encontrado nas proximidades da escola de forma lúdica e Reciclagem: Boliche com garrafas PET

Olá Pessoal!
Como vocês estão?

Ainda sobre nossa pequena série de planos de aula,  hoje é dia de combo.
 Isso mesmo um combo! Mas nada básico. De atividades super interessantes para serem trabalhadas na educação infantil. 

O de hoje contamos com nossa duas passarinhas maravilhosas  a Giovana  (Beija- flor) e a Laura
Gonçalves (Andorinha).

Então vamos lá dar uma espiadinha!

Giovana (Beija- flor)



Tema da Atividade: Coleta de lixo encontrado nas proximidades da escola de forma lúdica.


Apresentação: A atividade consiste na confecção por parte do educador de um “carrinho” coletor de lixo, cada criança receberá um “carrinho” e assim o professor sairá com as crianças da creche para procurar lixo depositado no lugar errado, jogado na rua, na calçada, papéis de salgadinho, de bala, garrafas pet e outros tipos de resíduos que podem ser colocados no “carrinho” das crianças. Após o passeio que pode ser uma volta no quarteirão o lixo será agrupado e será debatida com as crianças a importância de jogar o lixo no lugar correto.

Faixa etária: A atividade foi realizada com crianças de 3 anos.

Tempo de duração: Esse plano de aula pode acontecer no período de uma manhã das crianças na creche, é feita uma roda de conversa, a entrega dos “carrinhos” o passeio e outra conversa para finalizar a atividade. Assim, uma manhã é suficiente para a aplicação da atividade.

Objetivos: A criança deve perceber que em pouco tempo andando nas proximidades da escola já é encontrada uma grande quantidade de lixo e que isso pode ser muito prejudicial ao meio em que vivemos. Esses conceitos devem ser abordados pelo professor na conversa que ocorrerá após o passeio diante do lixo agrupado.
A partir dessa percepção a criança será capaz também de desenvolver o ideal de que o lixo deve ser jogado no lugar correto e não na rua, assim poderá orientar a família e amigos para que procedam de forma correta.
Portanto os objetivos apresentam as seguintes especificidades:
A partir da observação a criança vai perceber a quantidade de lixo encontrado.
Com o auxílio do professor a criança poderá desenvolver o entendimento de que o lixo deve ser jogado no lugar correto.
A partir disso a criança poderá orientar as pessoas próximas a ela sobre a importância de depositar o lixo no local correto.

Material necessário:Caixas de sapato (pode ser solicitado aos pais que levem a caixa para cada criança). Barbante e tesoura, a confecção deve ocorrer por parte do professor.

Descrição da atividade: A atividade foi realizada em um dia que poucas das crianças do grupo de 3 anos estavam presentes na creche, foi realizada com 5 crianças.
A primeira etapa da realização desse plano de aula foi a roda de conversa sobre o que iriamos fazer, esse é o momento de contextualização. Foi conversado com as crianças sobre o lixo, e foram feitas algumas perguntas, por exemplo: Onde devemos jogar o lixo? Na rua? Vocês já viram lixo na rua ou na calçada? Vamos ver se nós encontramos algum lixo próximo a nossa escola?
Após essa conversa ocorre a entrega dos “carrinhos” e o passeio que exige cuidado por parte do professor, esse passeio pode acontecer no quarteirão da escola onde já será encontrado provavelmente bastante lixo. O professor que estará com luvas pegará o lixo encontrado e colocará no “carrinho” de cada criança, garantindo que ao final da atividade cada criança tenha pelo menos um lixo em seu “carrinho”.
Ao retornar a creche o lixo será agrupado e será formada uma espécie de montanha, com a observação dessa quantidade de lixo que foi encontrado na rua o professor deve iniciar outra conversa com as crianças instigando-as a perceber o fato de que as pessoas depositam o lixo no chão ao invés de jogá-lo no lixo, ou de separá-lo para a reciclagem. Nesse momento da atividade foi dito ás crianças de modo fácil para seu entendimento que o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar enchentes. Portanto esse ato muitas vezes comum e automático é muito prejudicial ao meio ambiente.



Análise da atividade: As crianças se interessaram muito por procurar o lixo na calçada e tentavam mostrar o lixo encontrado para que fosse recolhido o máximo possível. No fim do dia o “carrinho” foi levado para casa e a proposta foi explicada aos pais, que também aprovaram a atividade. Foi relatado por alguns pais que a criança o orientou a não jogar o lixo no chão. Essa atividade também pode acontecer no dia do meio ambiente e assim será bem contextualizada, como uma forma de protegermos o meio em que vivemos.

Esse é o da Laura (Andorinha)


Tema da atividade: Reciclagem: Boliche com garrafas PET

Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância da preocupação com o nosso lixo e apresentar destinos diferentes para aqueles materiais que iriam direto para o lixo.

Faixa etária: Educação infantil e ensino fundamental ciclo I

Tempo de duração: 1 aula / 1 hora

Recursos necessários: Garrafas pet, tinta guache, pinceis e uma bola
Descrição da atividade: As garrafas, lavadas e sem rótulos, são entregues às crianças (4 crianças com idades entre 4 e 7 anos) juntamente com as tintas e os pinceis. O momento de criação e de pintura é ideal para que o pedagogo converse com as crianças a respeito da importância da reciclagem e sobre ‘para onde vai’ o lixo que produzimos. Depois de pintadas e secas, as garrafas são dispostas no chão para que as crianças brinquem de boliche.

Avaliação: A atividade foi muito produtiva e as crianças ficaram encantadas ao ver o ‘lixo se transformando” em brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário