Como vocês estão?
Ainda sobre nossa pequena série de planos de aula, hoje é dia de combo.
Isso mesmo um combo! Mas nada básico. De atividades super interessantes para serem trabalhadas na educação infantil.
O de hoje contamos com nossa duas passarinhas maravilhosas a Giovana (Beija- flor) e a Laura
Gonçalves (Andorinha).
Então vamos lá dar uma espiadinha!
Giovana (Beija- flor)
Tema da Atividade:
Coleta de lixo encontrado nas proximidades da escola de forma lúdica.
Apresentação: A
atividade consiste na confecção por parte do educador de um “carrinho” coletor
de lixo, cada criança receberá um “carrinho” e assim o professor sairá com as
crianças da creche para procurar lixo depositado no lugar errado, jogado na
rua, na calçada, papéis de salgadinho, de bala, garrafas pet e outros tipos de
resíduos que podem ser colocados no “carrinho” das crianças. Após o passeio que
pode ser uma volta no quarteirão o lixo será agrupado e será debatida com as
crianças a importância de jogar o lixo no lugar correto.
Faixa etária: A
atividade foi realizada com crianças de 3 anos.
Tempo de duração:
Esse plano de aula pode acontecer no período de uma manhã das crianças na
creche, é feita uma roda de conversa, a entrega dos “carrinhos” o passeio e
outra conversa para finalizar a atividade. Assim, uma manhã é suficiente para a
aplicação da atividade.
Objetivos: A
criança deve perceber que em pouco tempo andando nas proximidades da escola já
é encontrada uma grande quantidade de lixo e que isso pode ser muito
prejudicial ao meio em que vivemos. Esses conceitos devem ser abordados pelo
professor na conversa que ocorrerá após o passeio diante do lixo agrupado.
A partir dessa percepção a
criança será capaz também de desenvolver o ideal de que o lixo deve ser jogado
no lugar correto e não na rua, assim poderá orientar a família e amigos para
que procedam de forma correta.
Portanto os objetivos
apresentam as seguintes especificidades:
A partir da observação a
criança vai perceber a quantidade de lixo encontrado.
Com o auxílio do professor a
criança poderá desenvolver o entendimento de que o lixo deve ser jogado no
lugar correto.
A partir disso a criança
poderá orientar as pessoas próximas a ela sobre a importância de depositar o
lixo no local correto.
Material necessário:Caixas
de sapato (pode ser solicitado aos pais que levem a caixa para cada criança).
Barbante e tesoura, a confecção deve ocorrer por parte do professor.
Descrição da atividade: A
atividade foi realizada em um dia que poucas das crianças do grupo de 3 anos
estavam presentes na creche, foi realizada com 5 crianças.
A primeira etapa da
realização desse plano de aula foi a roda de conversa sobre o que iriamos
fazer, esse é o momento de contextualização. Foi conversado com as crianças
sobre o lixo, e foram feitas algumas perguntas, por exemplo: Onde devemos jogar
o lixo? Na rua? Vocês já viram lixo na rua ou na calçada? Vamos ver se nós
encontramos algum lixo próximo a nossa escola?
Após essa conversa ocorre a
entrega dos “carrinhos” e o passeio que exige cuidado por parte do professor,
esse passeio pode acontecer no quarteirão da escola onde já será encontrado
provavelmente bastante lixo. O professor que estará com luvas pegará o lixo
encontrado e colocará no “carrinho” de cada criança, garantindo que ao final da
atividade cada criança tenha pelo menos um lixo em seu “carrinho”.
Ao retornar a creche o lixo
será agrupado e será formada uma espécie de montanha, com a observação dessa
quantidade de lixo que foi encontrado na rua o professor deve iniciar outra
conversa com as crianças instigando-as a perceber o fato de que as pessoas
depositam o lixo no chão ao invés de jogá-lo no lixo, ou de separá-lo para a
reciclagem. Nesse momento da atividade foi dito ás crianças de modo fácil para
seu entendimento que o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar
enchentes. Portanto esse ato muitas vezes comum e automático é muito
prejudicial ao meio ambiente.
Análise da atividade: As
crianças se interessaram muito por procurar o lixo na calçada e tentavam
mostrar o lixo encontrado para que fosse recolhido o máximo possível. No fim do
dia o “carrinho” foi levado para casa e a proposta foi explicada aos pais, que
também aprovaram a atividade. Foi relatado por alguns pais que a criança o
orientou a não jogar o lixo no chão. Essa atividade também pode acontecer no
dia do meio ambiente e assim será bem contextualizada, como uma forma de
protegermos o meio em que
vivemos.
Esse é o da Laura (Andorinha)
Tema da atividade: Reciclagem: Boliche com
garrafas PET
Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância da
preocupação com o nosso lixo e apresentar destinos diferentes para aqueles
materiais que iriam direto para o lixo.
Faixa etária: Educação infantil e ensino
fundamental ciclo I
Tempo de duração: 1 aula / 1 hora
Recursos necessários: Garrafas pet, tinta
guache, pinceis e uma bola
Descrição da atividade: As garrafas, lavadas
e sem rótulos, são entregues às crianças (4 crianças com idades entre 4 e 7
anos) juntamente com as tintas e os pinceis. O momento de criação e de pintura
é ideal para que o pedagogo converse com as crianças a respeito da importância
da reciclagem e sobre ‘para onde vai’ o lixo que produzimos. Depois de pintadas
e secas, as garrafas são dispostas no chão para que as crianças brinquem de
boliche.
Avaliação: A atividade foi
muito produtiva e as crianças ficaram encantadas ao ver o ‘lixo se
transformando” em brinquedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário