segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ELEMENTO QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


No primeiro contato com a escola a criança e até mesmo a família  são confrontadas com outra realidade, se isso não é mediado no início poderá acarretar conflitos futuramente. Desse modo  destaca-se a importância da relação família-escola, pois caminhar e pensar juntos contribuem para melhorar o desenvolvimento da criança. Tanto a família como a escola devem estar preparadas para a transição das crianças, as quais formarão pontes entre os conhecimentos prévios vindos das relações familiares e os futuros conhecimentos escolares, desenvolvendo assim sua autonomia moral. 
A partir deste primeiro momento da criança no contexto escolar, considerando suas experiências anteriores, o professor pode organizar seu trabalho pedagógico de maneira personalizada e coerente para seus alunos.  A execução de planejamentos e  ações pedagógicas de um projeto necessita de recursos específicos, como os espaços/ambientes facilitadores onde as atividades ocorrerão e os recursos materiais para proporcionar experiências adequadas e pertinentes para as crianças. Além do recurso tempo, que caracteriza o projeto e o distingue de um plano de aula, pois se estende por um período maior e, permite a visibilidade do produto final.
O professor, em suas ações pedagógicas, tem que ter em mente o objetivo das mesmas, até no brincar, onde se incluem suas duas modalidades: brincar espontâneo, como educação para o lazer, e também, o dirigido a fim de depreender as concepções pedagógicas de ensino sistematizado. Dessa forma, atinge com ferramentas diversificadas, os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
projeto é um instrumento importante, dos muitos possíveis, para alcançar a aprendizagem e  o desenvolvimento pleno da criança, assim, as constatações aqui pautadas trazem a essência para um projeto na Educação Infantil adequado que frutifique os resultados esperados, e revelem a necessidade de seriedade do professor em seu planejamento de projetos. Além disso, é necessário uma coerente planificação de aulas, atividades e brincadeiras que respeitem, agucem e ampliem os sentidos e as capacidades emocional, reflexiva, social e moral da criança para que o objetivo intrínseco almejado pela  educação, considerado pela equipe Eu passarinho, seja alcançado com êxito: o desenvolvimento humano.

Até mais pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário