No primeiro contato com a escola a
criança e até mesmo a família são confrontadas com outra
realidade, se isso não é mediado no início poderá acarretar conflitos
futuramente. Desse modo destaca-se a
importância da relação família-escola, pois caminhar e pensar
juntos contribuem para melhorar o desenvolvimento da criança. Tanto a
família como a escola devem estar preparadas para a transição das crianças, as
quais formarão pontes entre os conhecimentos prévios vindos das relações
familiares e os futuros conhecimentos escolares, desenvolvendo assim sua
autonomia moral.
A partir deste primeiro momento
da criança no contexto escolar, considerando suas experiências anteriores, o
professor pode organizar seu trabalho pedagógico de maneira personalizada
e coerente para seus alunos. A execução de planejamentos e ações
pedagógicas de um projeto necessita de recursos específicos, como os espaços/ambientes
facilitadores onde as atividades ocorrerão e os recursos
materiais para proporcionar experiências adequadas e pertinentes para
as crianças. Além do recurso tempo, que caracteriza o
projeto e o distingue de um plano de aula, pois se estende por um período
maior e, permite a visibilidade do produto final.
O professor, em suas ações
pedagógicas, tem que ter em mente o objetivo das mesmas, até
no brincar, onde se incluem suas duas modalidades: brincar espontâneo,
como educação para o lazer, e também, o dirigido a fim de depreender
as concepções pedagógicas de ensino sistematizado. Dessa forma, atinge com
ferramentas diversificadas, os objetivos de desenvolvimento e
aprendizagem da criança.
O projeto é um
instrumento importante, dos muitos possíveis, para alcançar a aprendizagem
e o desenvolvimento pleno da criança, assim, as constatações aqui
pautadas trazem a essência para um projeto na Educação Infantil
adequado que frutifique os resultados esperados, e revelem a
necessidade de seriedade do professor em seu planejamento de projetos. Além
disso, é necessário uma coerente planificação de aulas, atividades e
brincadeiras que respeitem, agucem e ampliem os sentidos e as capacidades
emocional, reflexiva, social e moral da criança para que o objetivo intrínseco almejado
pela educação, considerado pela equipe Eu passarinho,
seja alcançado com êxito: o desenvolvimento humano.
Até mais pessoal!
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