terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Plano de aula: CAÇA AO TESOURO DAS SENSAÇÕES

Olá pessoal,
 Como vão?

Essa terça-feira vamos iniciar as postagem sobre os plano de aulas que nós da equipe Eu passarinho, tivemos que realizar na disciplina e aplicar. Isso mesmo! Aplicamos com os pequenininhos, nos nossos estágios e com familiares também.

O de hoje é da nossa linda passarinha Maritaca (Beatriz Carrara), denominado CAÇA AO TESOURO DAS SENSAÇÕES.

Então vamos dar uma olhadinha, porque ficou demais!



IDADE: 3 anos.

TEMPO: 30 minutos.

ESPAÇO: pátio aberto com jardins.

MATERIAL: recursos da própria natureza, como galhos, folhas, flores, penas, entre outros; também são usados saquinhos plásticos e um brinquedo.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: os recursos naturais ficam dentro dos saquinhos plásticos (que não são transparentes) e são usados como pistas para o caça ao tesouro; quando um saquinho é encontrado pelas crianças, elas devem fechar os olhos e segurar a pista, então devem senti-la e adivinhar o que é aquilo, quando descoberto, elas podem passar para a próxima pista, e assim por diante. Quando as crianças chegam até o tesouro (brinquedo), então elas podem brincar.

OBJETIVOS: a atividade é importante para que as crianças desenvolvam a noção sensorial, a questão de convívio em sociedade, respeitando regras (ficar com os olhos fechados e respeitar a vez do colega). A atividade também tem como objetivo dar às crianças o conhecimento de partes da natureza, além de o tesouro ser um brinquedo e proporcionar à criança um momento de brincadeira, que é essencial para seu desenvolvimento de modo geral.


AVALIAÇÃO: a atividade foi extremamente produtiva e as crianças souberam respeitar uma à outra e demonstraram grande curiosidade sobre as pistas, uma vez que quando não conseguiam adivinhar o que era aquele “objeto” na natureza, queriam saber e perguntavam. Também houve muita animação quando descobriram que o tesouro era um brinquedo de grande interesse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário