segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Bom professor e sua prática


O Bom professor e sua prática é um livro que fala de um estudo feito pela autora juntamente com professores que atuam na rede de ensino médio e superior.
O professor dentro da sala de aula é um transmissor de conhecimento. No qual muitos fatores são favoráveis e primordiais para a formação de um docente, e a boa formação define como esse irá atuar em sala e se sua atuação é de qualidade ou não, a ponto de atingir pleno aproveitamento de ensino.
Alguns fatores influenciam no desenvolvimento do professor, um deles é o financeiro e as condições em que eles se formaram. A autora também nos mostra que o professor as vezes busca o individualismo deixando de lado a coletividade, o levando muitas vezes a falhar em sua didática. Se tornando um professor que sempre está estagnado.Os alunos se espelham em seus professores e querem ser como eles, assim como um dia eles se espelharam em outros. E esse fator é de extrema importância para a formação de um bom professor. O docente que desperta o interesse em seus alunos, fazendo com que eles participem expondo seu pensamento crítico, faz com que o conhecimento seja adquirido mais claramente, tornando essa tarefa eficaz e com isso o professor se sente gratificado com sua relação com seus alunos.

Claro que não existe receita para o bom professor, mas todos os assuntos que foram abordados no livro são importantes para definir a boa atuação docente em sala de aula.
Creio que muitos atributos fazem parte do papel do professor, sendo que seu conceito tem valores e que há uma necessidade de se construir uma nova idéia de professor, sabendo-se que a educação necessita de melhorias.
A autora citou que muitos profissionais se interessam somente em seu retorno salarial, e um professor nesse perfil irá dar sua aula sem vontade, cumprirá com o currículo escolar e conteúdo programático sem se preocupar se o aluno está aprendendo e assimilando a matéria. Mas claro que há aqueles que dão aula com prazer sem se importar se seu ganho está a altura ou não de seu nível de graduação.
Maria Isabel da Cunha diz que: “O conhecimento do professor é construído no seu próprio cotidiano. A sua participação em movimentos sociais, religiosos, sindicais e  e comunitários pode ter mais influência no cotidiano do professor que a própria formação docente que ele recebeu academicamente”. (O bom professor e sua prática, p. 39).
Concordo que o professor é um ser humano como qualquer outro e está inserido em uma sociedade cheia de crenças e valores. O dia-a-dia influencia na vida do professor, sendo que a generalização da sua função e sua individualidade quando entram em conflito convertem em mudanças em suas atitudes.
Sabe-se que os melhores professores são aqueles que cobram dos alunos participação, exigem o desenvolvimento do pensamento crítico e não aqueles bonzinhos que dão tudo de “mão beijada” aos seus alunos. O bom professor domina a matéria, sabe o conteúdo e o repassa aos seus alunos de forma clara e precisa, demonstrando as diversas habilidades que um bom profissional deve ter em sala de aula.
A autora abordou o assunto de forma simples, objetiva e linguagem correta par seu público leitor, a pesquisa realizada é valorativa para a educação, é necessário identificar o bom professor, sendo ele aquele que nasceu com o dom de lecionar ou adquiriu amor e prazer com as experiências vividas em sala. Mas claro que os ditos “maus professores” estão a solta e que muito pouco pode-se fazer para mudá-los.

As idéias contidas na obra são originais e atuais, pois esse é um assunto que traz contribuição para a educação brasileira, já que hoje sofre muitos problemas tanto na falta de recursos quanto em professores mau preparados.
A escola tem entre outras, uma função social e realmente fica complicado os professores se comprometerem, pois a escola está inserida na sociedade e tem 
seus interesse sociais e políticos e igualmente o professor que exerce sua cidadania influencia no ensino e na aprendizagem, levando em consideração o descaso do governo com a educação fica difícil se comprometer com os problemas educacionais.
Contudo,o livro tem seus méritos, a autora foi feliz em sua pesquisa que foi bem explanada, levantando fatores importantes e relevantes para a formação do bom professor.
Essa obra deve ser dirigida aos estudantes de pedagogia e os demais cursos de licenciaturas, e obviamente professores que atuam na rede de ensino tanto Municipal, Estadual como Federal, para que as experiências relatadas possam servir como espelho para nossos educadores e para que repensemos a educação atual.

Assim para finalizar:

a) Como a autora define um bom professor?

Como a autora pode nos demonstrar, um bom professor é aquele que se dedicaao seu trabalho, além de gostar muito do que se faz. Quando o profissional tem satisfação no que faz, ele desempenha melhor suas funções, porque ele na verdade esta fazendo o que mais gosta, acabandopor fazê-lo o mais perfeito possível. O bom professor busca estar constantemente se atualizando, a fim de se preparar para questões colocadas pela turma e incentivar a participação dos alunos em salade aula. Um professor motivado pode fazer com que todos os alunos possam gostar de estar em sala de aula para aprender. Esse é o bom professor, rigoroso, mas não autoritário, que tem domínio da aulae respeito dos alunos por consideração, estima e, principalmente, pelo trabalho que desenvolve.

b) Quais as origens do bom professor?

Não existe, segundo a pesquisa, uma origem específica dos bons professores. Em geral, percebe-se pela fala dos mesmos que o estudo sempre fora tratado como algo de expressiva importância durante as suas vidas e que isso vem da própria origem deles. Isso,certamente, influenciou na formação do bom professor. Mas outros fatores também, como a experiência positiva com seus próprios professores, o prazer em ensinar, as influências familiares e sociais, entreoutros aspectos podem ser citados como elementos presentes na origem do bom professor. Ratificando, entretanto, que não são todos esses elementos regra para a origem do bom professor.

c) Quais os métodos do bom professor?

Os métodos de ensino adotados pelos bons professores incluem, de uma forma geral, uma postura aberta para a discussão dos conteúdos. Esse movimento em sala leva a construção do aprendizado de forma compartilhada, o que se configura como uma forma melhor de se aprender quando comparada, por exemplo, a mera memorização de conceitos ou aceitação ingênua dos conteúdos passados.

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