terça-feira, 14 de julho de 2015

Aula dia 02\07

Elaboração de um plano de aula 

Projeto de identidade: 

Educação Infantil/ Pré-escola
Faixa etária 5 anos

Conteúdos :

Escrita do Nome, Nomes Próprios, Alfabeto. 

Objetivos:

  • Compreender que o nome é uma propriedade e tem histórias iniciadas por pessoas queridas.
  • Identificar a origem do nome
  • Despertar a curiosidade sobre a história do nome.
  • Desenvolver habilidades motoras através de recorte e colagem;
  • Estimular o desenvolvimento da oralidade através de roda de conversa;

Procedimentos:

Acolhida:

Dinâmica do Abraço.
Entregar a cada estudante uma bexiga contendo o nome de um de seus colegas.
Deixar que brinquem livremente com as bexigas no ar.
Pedir que cada um na sua vez estoure a bexiga , leia o nome de seu colega ( o professor pode ler ) e abrace-o desejando bom dia.

1º Momento:

Como tarefa de casa pedir para que as crianças perguntarem aos pais a história do seu nome ( nome da criança), e sobrenome.

2º Momento:

Em sala aula, pedir que cada aluno conte a sala a história do seu nome.

3º Momento

Entregar as crianças um alfabeto de EVA e pedir para que cada um separe as letras de seu nome. Após isso juntamente com o professor, as crianças vão procurar em revistas e jornais as letras correspondentes ao seu nome e sobrenome. 


Recursos: revistas, jornais, quadro, giz, bexigas.


Avaliação: Durante a aula serão considerados  todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, bem como suas capacidades e habilidades demonstradas na construção da história do nome .

Finalizar com a música

Gente Tem Sobrenome

Composição: Toquinho / Elifas Andreato


Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.


Estavam presentes na aula:  Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) Maria Eduardo Castro (Bem-te-vi)

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo, a ideia de trabalhar com o nome é muito prática e sem dúvida facilita a interação e participação efetiva da turma. Ao professor cabe o cuidado da observação durante a realização de cada momento da aula, incentivando que cada aluno seja protagonista de sua história. Ressalto a importância do registro , principalmente na pesquisa junto à família, podendo enviar um roteiro com perguntas que os pais deverão responder. Um abraço......Vera

    ResponderExcluir