Vamos que vamos pessoal,
Com vocês nosso penúltimo plano de aula, realizado pela passarinha Laura Croce.
Vamos então ver como ele ficou?
Justificativa
Com doze crianças meninas de quatro e
cinco anos de idade, pertencentes a uma turma de ballet clássico de uma escola
de dança da cidade de Botucatu, o projeto foi realizado em meio à apresentação
da escola, enquantoos alunos esperavam nos camarins do teatro, a sua vez de
dançar.
A apresentação de dança da escola tinha
a duração de uma hora e quarenta minutos com o tema da história da Bela e a
Fera. O projeto teve a duração de uma hora e foi construída de acordo com o
contexto das crianças, suas capacidades e necessidades.
Em meio a este contexto, o projeto
pautou-se na própria história A Bela e a
Ferapara contextualizar-se melhor com a situação, proporcionando às
crianças participantes do espetáculo um maior aprofundamento no tema.
Foramtrabalhadas questões de valores sociais, preconceitos, estereótipos e
respeito, de acordo com o levantamento da necessidade de foca-los, a partir do
conhecimento do perfil das crianças: pertencentes a classe social privilegiada
que concebem o conceito de beleza com estereótipos e preconceitos provenientes
do senso comum.
Objetivos
O objetivo a ser alcançado com este
projeto é uma maior atenção por parte das crianças, aos julgamentos e
classificações realizados por elas, ampliando o respeito às diferenças,
gostos/preferências e a capacidade crítica de questionar os estereótipos que
geram preconceitos e discriminações.
Atividades
A atividade iniciou-se com uma roda de
conversa, para fazer o levantamento das concepções de beleza e o que é
necessário para elas considerarem alguém e elas mesmas bonitas visando seus
relacionamentos entre irmãos, pais, mães, professores, etc, mais saudáveis e
produtivos entre irmãos, pais, mães, professores, etc.
Em seguida foi feita a contação de
história de A Bela e a Ferae então um
questionamento direcionando a atividade de acordo com o propósito,sobre os
acontecimentos da história para as crianças refletirem, como: porque o príncipe
não hospedou a feiticeira?Porque a o príncipe se isolou no castelo depois de
ser transformado em Fera?Porque a Bela não se incomodava com a aparência da
Fera?Porque a Bela e a Fera se apaixonaram?
E então uma conversa concluinte sobre os
condicionantes que de fato são importantes para uma pessoa ser bonita no
julgamento de cada um. Direcionando para a conclusão de que não apenas as
características físicas exteriores constituem a beleza relevante, mas também
somadas aos valores da pessoa que contribuem para um bom relacionamento com os
demais. Como simpatia, carinho, atenção, respeito, compreensão, etc.
Depois cada criança recebeu uma folha em
branco para que, com a folha dividida em duas partes, desenhassem duas flores
(remetentes à flor da A Bela e a Fera)
sendo uma considerada por elas, bonita e outra feia.Então foi feita uma
exposição com todas flores para que sem que as crianças contassem qual era a
feia, qual era a bonita, as outras crianças julgassem-nas tentando adivinhar
qual era qual.
Com a percepção de que as concepções de
beleza são divergentes, o direcionamento do projeto amplia-se para a reflexão
sobre o respeito às diversidades de gostos existentes entre as pessoas.
Tornando o conceito de beleza amplo e relativo a cada um.
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