quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Bela e a Fera: preconceitos e estereótipos do senso comum

Vamos que vamos pessoal,

Com vocês nosso penúltimo plano de aula, realizado pela passarinha Laura Croce.

Vamos então ver como ele ficou?  

A Bela e a Fera: preconceitos e estereótipos do senso comum
Justificativa
Com doze crianças meninas de quatro e cinco anos de idade, pertencentes a uma turma de ballet clássico de uma escola de dança da cidade de Botucatu, o projeto foi realizado em meio à apresentação da escola, enquantoos alunos esperavam nos camarins do teatro, a sua vez de dançar.
A apresentação de dança da escola tinha a duração de uma hora e quarenta minutos com o tema da história da Bela e a Fera. O projeto teve a duração de uma hora e foi construída de acordo com o contexto das crianças, suas capacidades e necessidades.
Em meio a este contexto, o projeto pautou-se na própria história A Bela e a Ferapara contextualizar-se melhor com a situação, proporcionando às crianças participantes do espetáculo um maior aprofundamento no tema. Foramtrabalhadas questões de valores sociais, preconceitos, estereótipos e respeito, de acordo com o levantamento da necessidade de foca-los, a partir do conhecimento do perfil das crianças: pertencentes a classe social privilegiada que concebem o conceito de beleza com estereótipos e preconceitos provenientes do senso comum.
Objetivos
O objetivo a ser alcançado com este projeto é uma maior atenção por parte das crianças, aos julgamentos e classificações realizados por elas, ampliando o respeito às diferenças, gostos/preferências e a capacidade crítica de questionar os estereótipos que geram preconceitos e discriminações.

Atividades
A atividade iniciou-se com uma roda de conversa, para fazer o levantamento das concepções de beleza e o que é necessário para elas considerarem alguém e elas mesmas bonitas visando seus relacionamentos entre irmãos, pais, mães, professores, etc, mais saudáveis e produtivos entre irmãos, pais, mães, professores, etc.
Em seguida foi feita a contação de história de A Bela e a Ferae então um questionamento direcionando a atividade de acordo com o propósito,sobre os acontecimentos da história para as crianças refletirem, como: porque o príncipe não hospedou a feiticeira?Porque a o príncipe se isolou no castelo depois de ser transformado em Fera?Porque a Bela não se incomodava com a aparência da Fera?Porque a Bela e a Fera se apaixonaram?
E então uma conversa concluinte sobre os condicionantes que de fato são importantes para uma pessoa ser bonita no julgamento de cada um. Direcionando para a conclusão de que não apenas as características físicas exteriores constituem a beleza relevante, mas também somadas aos valores da pessoa que contribuem para um bom relacionamento com os demais. Como simpatia, carinho, atenção, respeito, compreensão, etc.
Depois cada criança recebeu uma folha em branco para que, com a folha dividida em duas partes, desenhassem duas flores (remetentes à flor da A Bela e a Fera) sendo uma considerada por elas, bonita e outra feia.Então foi feita uma exposição com todas flores para que sem que as crianças contassem qual era a feia, qual era a bonita, as outras crianças julgassem-nas tentando adivinhar qual era qual.


Com a percepção de que as concepções de beleza são divergentes, o direcionamento do projeto amplia-se para a reflexão sobre o respeito às diversidades de gostos existentes entre as pessoas. Tornando o conceito de beleza amplo e relativo a cada um.

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