quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ambientes Facilitadores

Olá pessoal mais lindo do meu Brasil,
Como vocês estão indo nesses dias, "turbulentos" que estamos vivenciando? 
(Turbulentos, pois estão acontecendo varias notícias tristes, em outros países, mas também aqui no nosso Brasil, desastre ambiental em Mariana, atentados terrorista à França, resposta da França a esses atentados).  


Mas diante de varias reflexão que fazemos pelo que vivenciamos e pensamos. Na aula passada uma nova indagação foi lançada para a turma, pela nossa Profa. Vera.


  A importância de se cantar as cantigas populares para as crianças de hoje.

As cantigas populares são heranças que herdamos pelas tataravós, dos tataravôs de nossos avos. Por meio da oralidade e resistência elas vão passando de geração em geração encantando, tanto os adultos como as crianças que tem a oportunidade de aprendê-las.
Com o passar do tempo, com os avanços das novas tecnologias, acarretando em uma vida mais "corrida" com os afazeres do trabalho, os adultos tendem a se esquecerem dessas brincadeiras tão simples e gostosas de fazer. Conseqüentemente as cantigas populares correm o risco de se perderem no tempo.
Para isso não acontecer, nós "passarinhas" acreditamos na importância de trabalhamos elas na escola, como parte de nossa rotina em sala de aula.
As cantigas populares estão relacionada com a brincadeira de roda e com músicas que fazem  parte do folclore brasileiro. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”, “Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.

Pensando nisso  as passarinhas resolveram trazer uma mine Coletânea de cantigas populares.

 É só da o play e ouvi-las. 



Em sala de aula também trabalhamos a leitura, texto do Livro Fundamentos da Educação Infantil. Ambientes Facilitadores. Que falará um pouquinho como os ambientes contribuem para aprendizagem das crianças. Os desafios que a escola, pais e a criança pequena enfrentam nesse rumo ao conhecimento sistematizado. E assistimos ao vídeo 
Educação Infantil de qualidade na primeira infância (Anna Lucia Campos) Fundação Lemann.



Para produzimos um texto coletivo, que articulasse algumas questões, dadas  pela a professora. Na perspectiva da importância e o que um projeto pedagógico deveria contemplar.

Até Mais Pessoal.

 Estavam presentes na aula:Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) Maria Eduarda Castro (Bem-te-vi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário