terça-feira, 11 de agosto de 2015

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Olá pessoal 



Decidimos compartilhar com vocês hoje o trabalho que eu, Letícia, estagiária do PIBID da Ed. Infantil e membro da equipe Eu Passarinho venho trabalhando ao longo desse ano.O projeto que desenvolvi na escola Emei Leila Cassab do município de Bauru é sobre horta e, mais especificamente, horta de temperos. 
As atividades ligadas ao uso do solo, tais como plantar, podar, revolver a terra, não só constituem um bom desenvolvimento físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, permitindo que o aluno conquiste seu espaço, participando e acompanhando os ciclos e os processos naturais. Decidimos plantar mudas de temperos na horta, como manjericão, salvia, orégano etc, justamente por serem mudas pequenas, fáceis de cuidar e por terem cheiros fortes e desconhecidos pelas crianças.  Ao longo desse semestre, notamos muitas evoluções nas crianças em relação à horta. No começo, só havia interesse em mexer na terra e na água, porém, hoje, elas estão mais preocupadas em cuidar, regar, e acompanhar o crescimento das mudas a cada dia. Durante as atividades de sala de aula, buscamos sempre explicar o ciclo das plantas, o porquê de regar semanalmente e como poderíamos inserir esses temperos nas nossas refeições. 
Foram desenvolvidos, até agora, pela escola e pela comunidade, materiais para auxilio do cuidado à horta, como por exemplo regadores feitos de garrafa pet, e pneus restaurados e customizados para ser utilizado no lugar dos vasos convencionais.

Segue abaixo as fotos do projeto em prática: 













Espero que tenham gostado!!!
Até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário