sábado, 30 de maio de 2015

Aula 28.05.2015

Orquestra sinfônica!


Nessa aula tivemos o prazer de receber em nosso campus a Orquestra sinfônica da cidade de Bauru e, por esse motivo nossa aula foi transferida para o Guilhermão, local em que ocorreu a apresentação.

Abaixo um vídeo feito por nós, com um trecho da bela apresentação!





Próxima aula: continuação leitura do texto "Tendências pedagógicas na prática escolar" Libânio.


Estiverem na aula de hoje:
Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor)) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) Maria Eduardo Castro (Bem-te-vi)

sábado, 23 de maio de 2015

Concepção filosófica

Oi pessoal,

Na aula do dia 21 de maio, foi proposto pela a professora Vera que cada equipe  escolhe-se uma cena dos seguintes filmes, "Patch Adams - O Amor é Contagioso" ou "Sociedade dos Poetas Mortos" ou do clipe "Another Brick In The Wall -  Pink Floyd" e indicar qual a concepção filosófica que prevalece.

Portando a equipe se resolver escolher o clipe "Another Brick In The Wall de Pink Floyd, depois de muita conversa resolvemos elencar a nossas observações sobre o clipe.

Não precisamos de nenhum controle de pensamento 
De nenhum sarcasmo sombrio na sala de aula 
Professor, deixe essas crianças em pazNo final, isso é apenas mais um tijolo no muro



Na letra Another Brick in the Wall, podemos observar a representação das relações de poder nas atitudes de um professor ditador perante aos seu alunos, nessa música fica claro que relação entre professor e aluno, é desrespeitosa e errônea, desrespeitando todo o conhecimento prévio dos alunos, considerando verdadeiras tabulas rasas, logo a ideia de que a obtenção de disciplina requer a política do silêncio, da submissão e do medo, onde o professor é absoluto. 

Todavia sabemos que não é assim, pois como Paulo Freire diz  "não há docência sem discência". O processo de aprendizagem tem que atender as os dois sujeitos.

Para quem ficou interessado na música é só da um play. 



Até mais pessoal!

Bases Teóricas da Educação


Aula 21.05.2015 

Leitura e discussão do livro  "Oficinas de Estudos Pedagógicos: Reflexões Sobre a Prática do Ensino Superior" - PINHO, Sheila Zambello, que trata das bases teóricas da educação. 


O texto expressa as idéias de autores que têm contribuído para o debate sobre a universidade pública no Brasil e sobre as questões da educação e do ensino universitário.


Estiveram presentes:  Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita)  Laura Croce (Arara azul) Maria Eduardo Castro (Bem-te-vi)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

"A relação teoria-prática na formação do educador"

Leitura coletiva e discussão do texto: "A relação teoria-prática na formação do educador" CANDAU, V. M. & LELIS, I. A.

Discutimos como a formação dos professores, privilegiando a dimensão teórica, distante da dimensão prática; perpetua a dicotomia teoria-prática, dificultando assim aos próprios professores o aperfeiçoamento da capacidade de refletirem sobre o seu próprio fazer para, contínua e progressivamente, transformá-lo. 

Assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática pedagógica.



Presenças Aula 15.05.15
  Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul)

domingo, 17 de maio de 2015

O bom professor e sua prática

Bom dia!


 No dia 14/05, tivemos uma aula teórico prática, isso quer dizer, que não é preciso comparecer a sala de aula para executar as atividades proposta pela professora. 



Pois sabemos que a educação não se constitui apenas nas quatro paredes de uma instituição de ensino, ela se expande para fora também.



Mas ficamos responsáveis pela a leitura do livro "O bom professor e sua prática" de Maria Isabel da Cunha.  


Que em breve falaremos mais sobre ele, aqui no blog.





Estiveram presentes na aula 14/05/15: Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) Maria Eduardo Castro (Bem-te-vi)





domingo, 10 de maio de 2015

Nossas Lembranças

Na aula do dia 07/05, recordamos o tempo que eramos crianças, o tempo da educação infantil, para contarmos um pouco de como era essa época e relembrar nossas memórias pedagógicas. Em alguns momentos relacionado com o filme "Como estrela na Terra".


"No mundo, há essas pequenas pedras preciosas, que desafiaram os caminhos do mundo, pois podiam olhá-lo com olhos diferentes. Seu pensamento era distinto e nem todos os entendiam. Eles enfrentaram oposição e, ainda assim, venceram, e o mundo ficou maravilhado."




Em nosso equipe há diversas experiências. A maioria da equipe estudou no ensino infantil em escolas tradicionais -particular ou pública-, no entanto, essas escolas não apresentavam as mesmas características da escola tradicional representada no filme. Nas escolas estudadas pelas integrantes da equipe não havia castigos corporais, como havia na escola do filme. Apesar de terem a mesma base pedagógica, tais escolas apresentavam técnicas e práticas diferentes; enquanto algumas alfabetizavam seus alunos aos 5 ou 6 anos, outras alfabetizaram aos 6 ou 7 anos de idade.
Alguns membros da equipe estudaram em escolas construtivistas, que visavam o desenvolvimento do aluno como o todo e não apenas o intelecto.
Há uma única integrante de nossa equipe que estudou em uma escola Waldorf no ensino infantil. Tal instituição também visa o pleno desenvolvimento do indivíduo, através de atividades manuais e lúdicas com ênfase em atividades artísticas.   
     Estiveram presentes na aula 07/05/15: Beatriz Carrara (Maritaca)  Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) 

domingo, 3 de maio de 2015

A arte de ensinar

Boa noite!

Enfim concluímos o primeiro ano e chegamos ao segundo. Deixando assim, de sermos "bixetes", para nos tornamos veteranas.

Nesse semestre trabalharemos na disciplina prática de ensino, A Didática na Práxis Pedagógica, ou seja, a arte de ensinar.  

Para casa ficamos em carregados de assistir o filme "Como estrela na Terra". 







Então nada melhor que uma pipoca para acompanhar um belo filme.




Estiveram presentes na aula 30/04/15: Beatriz Carrara (Maritaca) Giovana Facioli (Beija-Flor) Karla Rosa Polo (Pica pau) Leticia Sobrinho ( Calopsita) Laura Gonçalves (Andorinha) Laura Croce (Arara azul) Maria Eduardo Castro (Bem-te-vi)