quarta-feira, 18 de março de 2015
Pedagogia Waldorf
Criada em 1919, a primeira escola Waldorf, do criador Rudolf Steiner, surgiu de um pedido e uma necessidade de atender os filhos de funcionários de uma fábrica alemã onde era diretor. Devido seu sucesso, a pedagogia encontra-se nos cinco continentes, em diferentes países, assim como o Brasil.
Seu gerenciamento não é centralizado, e sim, independente e associado a movimentos que o apoiam promovendo cursos de formação continuada para os professores, como forma de atualização e/ou financeiramente. A administração ocorre com a autogestão, onde os professores trabalham independentes, porém um conselho do grupo escolar como um todo tem a possibilidade de representar a parte jurídica e de direção da escola.
A teoria enxerga o ser humano com três formas de expressão de seu eixo fundamental: a mente, as emoções e o corpo, que são correspondidas pelas três funções querer, sentir e pensar. E o que a pedagogia almeja alcançar é o equilíbrio entre este “tripé” formador do homem, para que este não dissocie seus pensamentos, sentimentos e ações. No cotidiano escolar, o corpo é trabalhado pelas atividades práticas (jardinagem, dança, ginástica aplicadas, artes manuais), as emoções pela arte (música, pintura, dança, teatro) e a mente é desenvolvida pela transmissão de conhecimento direcionada às idades adequadas.
Steiner trabalhou o desenvolvimento de sua pedagogia analisando pequenos ciclos de sete anos (setênios), onde observou uma crise/ruptura natural. Cada um apresenta momentos diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas. A Waldorf trabalha as matérias escolares de acordo com as potencialidades de cada setênio para que sejam desenvolvidas da melhor forma. O primeiro setênio (zero aos sete anos de idade) é trabalhado, considerando um período de formação corporal e mental básica, com a mescla entre a imitação e a imaginação, sem a cobrança da memória. O segundo (dos sete aos quatorze anos) dá atenção aos sentimentos emergentes da fase através da arte e da atenção à fraternidade, realçando as belezas do mundo. O terceiro período (dos quatorze aos vinte um anos) considera a abstração que o adolescente é capaz de ter sobre o mundo e ele mesmo, como possibilidade do autoconhecimento e do conhecimento do mundo real, de forma reflexiva e intervencionista.
O papel do professor é diferenciado, este, para significar um papel de autoridade confiável, exemplar e amorosa, além de precisar conhecer até as particularidades de cada aluno para uma construção biográfica dos mesmos, acompanha sua turma desde o primeiro até o oitavo ano, ensinando as matérias principais.
A pedagogia é baseada na Antroposofia, que não equivale a uma religião, mesmo tendo fundamentos cristãos, mas sim a uma visão de mundo e de homem pautada da ciência. Sobre a espiritualidade, a pedagogia se preocupa em respeitar as diferentes religiões, não excluindo as divergências existentes, mas não ensinando alguma doutrina religiosa.
Bibliografia:
http://www.aitiara.org.br/waldorf-pedagogia
http://www.cwbh.com.br/img_materia/2c422f797212be4af65609f995fee873b204638dTeste%20Arquivo.pdf
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Muito boa a publicação do grupo, a metodologia apresentada por Steiner aborda igualmente o desenvolvimento ético, estético e intelectual. Neste sentido a liberdade, em Steiner, refere-se a um processo de autodeterminação da consciência, à atividade pensante. É fundamental ao educador conhecer essa linha de pensamento e suas implicações ao longo do tempo. Parabéns!
ResponderExcluirEquipe senti falta das atividades deste semestre??
ResponderExcluirCade o texto coletivo das memórias pedagógicas? a auto frequência??
Abraços
Profa Verinha